Thursday, September 29, 2005

Pais abrem processo nos EUA contra escola que ensina "design inteligente"

JORNAL DA CIÊNCIA

JC e-mail 2863, de 27 de Setembro de 2005.

Pais abrem processo nos EUA contra escola que ensina "design inteligente"

É consenso entre os cientistas sérios que o chamado "design inteligente" é apenas um cavalo de tróia para introduzir conceitos religiosos em aulas de ciência

Onze pais de alunos em Dover, uma pequena cidade na Pensilvânia, EUA, estão processando uma escola por sua decisão de ensinar "alternativas" à evolução pela seleção natural, incluindo o conceito conhecido como "design inteligente".

Com a ascensão de religiosos conservadores a várias instâncias de poder nos EUA, desafios à teoria evolucionista, segundo a qual mutações aleatórias no DNA e seleção natural levaram ao surgimento de formas de vida complexas, têm surgido com mais freqüência.

Mas é consenso entre os cientistas sérios que a alternativa, o chamado "design inteligente" (que apregoa que a vida é complexa demais para ter evoluído sem ajuda de um "criador"), é apenas um cavalo de tróia para introduzir conceitos religiosos em aulas de ciência.

O processo, que começará agora a ser julgado, é a primeira tentativa legal de impedir uma escola de ensinar o "design inteligente". (Do New York Times)

(Folha de SP, 27/9)

< id="31744">

0 Comments:

Post a Comment

<< Home